Sejam Bem vindos

Aqui você encontrará um pouquinho de tudo...
Espero que gostem ..

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cuidados especiais com as crianças durante o tempo seco

 Especialistas explicam que, por serem as mais afetadas com este clima, crianças devem ter cuidados redobrados.






Nos últimos três dias, São Paulo registrou números de umidade relativa do ar abaixo dos 20%, colocando a cidade em estado de atenção. O índice se assemelha aos números do Deserto do Saara. No Rio de Janeiro, algumas cidades chegaram a menos de 30%, número muito abaixo do normal para localidades perto do litoral. Neste cenário, a saúde de todos, principalmente a das crianças, pode ficar prejudicada.
De acordo com o otorrinolaringologista Olavo Mion, a umidade relativa do ar ideal seria de 80%. Ele explica que o corpo de um adulto consegue se adaptar sem dificuldades até os 40%. “Mas abaixo de 50% já é mais difícil para uma criança se adaptar”, diz. O pediatra e nefrologista Sylvio Renan, autor do livro “Seu Bebê em Perguntas e Respostas – Do Nascimento aos 12 meses” (MG Editores), afirma que as duas principais preocupações com a saúde da criança durante o tempo seco são relacionadas à hidratação e a possíveis problemas respiratórios.
“A pele também sofre bastante”, completa Renan, que também aponta para o intestino e os olhos como dois órgãos afetados pelo clima seco. “Com a falta de água, o organismo tende a aproveitar água do intestino, o que causa um ressecamento”, explica. Por isso, nunca é demais lembrar: “O importante mesmo é tomar muita água”, enfatiza o pneumologista infantil e professor de Especialidades Pediátricas da Unifesp, Gilberto Petty. Petty afirma que, no caso das crianças, além de oferecer água, os pais devem dar o exemplo e mostrar para elas que também se hidratam. Não espere a criança pedir: “Quando a pessoa sente a sede, ela já está desidratada”.
As mães que amamentam devem tomar um pouco mais de cuidado, avisam os especialistas. Como o bebê até seis meses não pode tomar água, toda a sua hidratação depende do leite materno. Assim, a mãe precisa tomar mais cuidado com a sua própria hidratação.
Para os ambientes, os especialistas indicam o uso de umidificadores, bem como toalhas molhadas nas extremidades de portas e janelas ou até mesmo de bacias com água nos ambientes a serem umidificados.
O que os especialistas indicam: 7 dicas para proteger as crianças do tempo seco
1. Beber muita água. Olavo Mion diz que, para as crianças, é bom que seja dado um copo pequeno de água a cada hora. Para mães que estão amamentando, Sylvio Renan diz que a indicação é a mesma.
2. Lavar o nariz com soro fisiológico. De acordo com os especialistas, esta é uma prática que se mostrou bastante eficaz para hidratar as vias nasais. “Pode usar umas seis vezes por dia, no mínimo”, explica Sylvio Renan. “Quanto menor a criança, maior a obstrução dos canais nasais, por isso, maior a preocupação”, completa.
3. Usar colírio ou soro fisiológico nos olhos com frequência. Apesar das crianças não sofrerem tanto com os olhos secos, a poluição pode prejudicá-los. Use colírio ou soro fisiológico para limpá-los.
4. Passar hidratantes apropriados na pele. A pele das crianças também resseca durante o tempo seco, por isso os especialistas aprovam o uso de hidratantes especiais, principalmente nas extremidades – como cotovelos e joelhos – que tendem a ficar mais secas.
5. Evitar passeios e esportes ao ar livre. Apesar do sol fazer bem para os bebês, Olavo Mion explica que este tempo não é indicado para levá-los para fora de casa. “Quando a umidade fica abaixo de 30%, é melhor manter as crianças em ambientes com a umidade controlada”, diz.
6. Manter os ambientes umidificados e evitar o uso de ar condicionado. Os especialistas explicam que atitudes simples, como deixar uma bacia com água no quarto da criança ou colocar toalhas molhadas nas extremidades de janelas e portas, faz diferença na umidificação do ambiente.

7. Limpar e desligar os umidificadores na hora certa.
 Os umidificadores são bastante eficazes, mas não podem ficar ligados a noite inteira. “Se o ar está úmido demais, pode criar bolor na parede”, explica Gilberto Petty. Além disso, é de extrema importância que o aparelho seja limpo com cloro pois tende a criar fungos e bolores, algo que também faz mal para as vias respiratórias da criança, avisa Sylvio Renan
.
fonte: IG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário